Espetáculo de Harold Pinter, com direção de Fernando Torres e tradução de Millôr Fernandes. Em seu elenco, Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ziembinski, Paulo Padilha, Cecil Thiré e Delorges Caminha. Harold Pinter apresenta a história de uma família inglesa e as consequências da visita do filho mais novo e sua mulher naquele contexto familiar. A peça foi alvo de inúmeros ataques e discussões acerca da moralização do teatro.
Jornal do Brasil |
|
Primeira crítica, de Yan Michalski
09/06/1967 1° Caderno, p.10 |
Crítica de Volta ao Lar, em que considera a peça corajosa, embora pontue falhas. |
Coluna da Léa Maria
11/06/1967 Caderno B, p.3 |
Trata da recepção contraditória do público: enquanto alguns deixaram a peça durante o segundo ato, outros distinguiam o evento assistido como “maravilhoso”. |
Coluna Panorama do Teatro, de Yan Michalski
20/06/1967 Caderno B, p.3 |
Afirma que o espetáculo é um dos grandes sucessos da temporada, com teatro lotado e recepção positiva do público. |
Coluna Teatro, de Yan Michalski
23/06/1967 Caderno B, p.2 |
Extensa crítica, em que destaca as atuações de Fernanda Montenegro e Ziembisnki, embora considere faltar dados sobre os personagens que seriam indispensáveis à compreensão do público. |
Coluna da Léa Maria
16/07/1967 Caderno B, p.3 |
Indica, em pequena nota, que Volta ao Lar e Queridinho batem recordes de bilheteria. |
Coluna Teatro, de Yan Michalski
20/09/1967 Caderno B, p.2 |
Trata da campanha conservadora pela moralização da linguagem das peças, que está sendo articulado contra a classe teatral. |
Coluna Panorama do Teatro, de Yan Michalski
26/09/1967 Caderno B, p.7 |
Anuncia o fim da temporada naquela semana e afirma que Volta ao Lar não teve no Teatro Mesbla o mesmo sucesso esperado da Zona Sul. |
Matéria
30/12/1967 Caderno B, p.7 |
Cotação dos melhores espetáculos de 1967, Volta ao Lar está na lista. |
Coluna de Léa Maria
03-04/03/1968 Caderno B, p.3 |
Afirma que Volta ao Lar sofreu 65 cortes pela censura paulista. |
Coluna Teatro, de Yan Michalski
05/03/1968 Caderno B, p.2 |
Debate como a greve produzida pelos atores e as promessas estabelecidas pelo ministro Gama e Silva não foram capazes de barrar a censura de Volta ao Lar em São Paulo. |
Correio da Manhã |
|
Coluna Teatro, de Van Jafa
09/06/1967 2° Caderno, p.2 |
Apresenta Volta ao Lar, citando também os principais trabalhos de Harold Pinter e elenco. |
Coluna Teatro, de Van Jafa
02/07/1967 5° Caderno, p.2 |
Crítica completa na coluna Teatro sobre Volta ao Lar, em que defende não ser a melhor peça de Harold Pinter, mas melhor realizada. |
Coluna Diário de um Carioca, de Millôr Fernandes
06/07/1967 2° Caderno, p.1 |
Defende que Pinter representa uma série de escritores que “resolveram escrever tudo como realmente aconteceu”, ressaltando a importância de Volta ao Lar. |
Matéria de Paulo Francis
22/09/1967 1° Caderno, p.6 |
Trata da moralização crescente do Teatro brasileiro, citando Volta ao Lar, Queridinho e Dois perdidos numa noite suja como alguns dos espetáculos afetados. |
O Jornal |
|
Coluna Spot-Light, de Nelma
16/06/1967 2° Caderno, p.3 |
Afirma que a peça “estourou” a bilheteria em sua primeira semana: mais de quatro milhões de cruzeiros no fim de semana. |
Coluna Informa, equipe de O Jornal
25/06/1967 1° Caderno, p.5 |
Apesar dos inúmeros palavrões, nenhum é pronunciado pela personagem de Fernanda Montenegro, embora ressalte que o papel da atriz é pior que o teor de tais palavras. |
Diário de Notícias |
|
Matéria de Maria Claudia
11/06/1967 Revista Feminina, p.3 |
Aponta como Volta ao Lar possui forte dose de humor negro e simbolismos bíblicos. |
Imagens
11/06/1967 Revista Feminina, p.2 |
Fotos da peça. |
Coluna de Gustavo Corção
08/10/1967 1° Caderno, p.2 |
Critica a pornografia e os palavrões do teatro naquele período, citando Volta ao Lar e seus 84 palavrões, além das sugestões indesejáveis nas cenas. |
Tribuna da Imprensa |
|
Coluna Teatro, de Fausto Wolff
21/06/1967 2° Caderno, p.2 |
Elogia a o “realismo” de Pinter e a dimensão universal que deve ser atribuída à história de sua peça. |
Coluna Teatro, de Fausto Wolff
01-02/07/1967 2° Caderno, p.2 |
Indica que Dois perdidos numa noite suja e Volta ao Lar aparecem como os espetáculos mais importantes da temporada e sucessos de bilheteria. |
Coluna Os Caros Colegas, de José Dias
23-24/03/1968 2° Caderno, p.2 |
Critica a nota de Roberto Marinho no Jornal O Globo, em que duvida que os palavrões de Volta ao Lar estivessem no original, mas sim foram introduzidos na tradução. |
Coluna Palcos & Camarins, de Romão Junior
29-30/03/1969 p.11 |
Apresenta uma carta de Fernando Torres rebatendo os empresários e afirmando que ele não deixou o teatro do Rio à beira da falência; conclui que o Teatro do Rio não parece estar em crise, mas sim os empresários. |
Leitura |
|
Coluna Teatro, de Yan Michalski
08/1967 p.124 |
Faz um balanço do primeiro semestre teatral de 67 e cita Volta ao Lar, como um texto difícil e desconcertante, mas que foi prestigiado por muitos. |