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de estudos teatrais

Volta ao lar (1967)

Espetáculo de Harold Pinter, com direção de Fernando Torres e tradução de Millôr Fernandes. Em seu elenco, Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ziembinski, Paulo Padilha, Cecil Thiré e Delorges Caminha. Harold Pinter apresenta a história de uma família inglesa e as consequências da visita do filho mais novo e sua mulher naquele contexto familiar. A peça foi alvo de inúmeros ataques e discussões acerca da moralização do teatro.

 

Jornal do Brasil

Primeira crítica, de Yan Michalski

09/06/1967

1° Caderno, p.10

Crítica de Volta ao Lar, em que considera a peça corajosa, embora pontue falhas.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/100553

Coluna da Léa Maria

11/06/1967

Caderno B, p.3

Trata da recepção contraditória do público: enquanto alguns deixaram a peça durante o segundo ato, outros distinguiam o evento assistido como “maravilhoso”.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/100652

Coluna Panorama do Teatro, de Yan Michalski

20/06/1967

Caderno B, p.3

Afirma que o espetáculo é um dos grandes sucessos da temporada, com teatro lotado e recepção positiva do público.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/101050

Coluna Teatro, de Yan Michalski

23/06/1967

Caderno B, p.2

Extensa crítica, em que destaca as atuações de Fernanda Montenegro e Ziembisnki, embora considere faltar dados sobre os personagens que seriam indispensáveis à compreensão do público.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/101335

Coluna da Léa Maria

16/07/1967

Caderno B, p.3

Indica, em pequena nota, que Volta ao Lar e Queridinho batem recordes de bilheteria.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/102160

Coluna Teatro, de Yan Michalski

20/09/1967

Caderno B, p.2

Trata da campanha conservadora pela moralização da linguagem das peças, que está sendo articulado contra a classe teatral.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/104389

Coluna Panorama do Teatro, de Yan Michalski

26/09/1967

Caderno B, p.7

Anuncia o fim da temporada naquela semana e afirma que Volta ao Lar não teve no Teatro Mesbla o mesmo sucesso esperado da Zona Sul.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/104670

Matéria

30/12/1967

Caderno B, p.7

Cotação dos melhores espetáculos de 1967, Volta ao Lar está na lista.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/109249

Coluna de Léa Maria

03-04/03/1968

Caderno B, p.3

Afirma que Volta ao Lar sofreu 65 cortes pela censura paulista.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/111957

Coluna Teatro, de Yan Michalski

05/03/1968

Caderno B, p.2

Debate como a greve produzida pelos atores e as promessas estabelecidas pelo ministro Gama e Silva não foram capazes de barrar a censura de Volta ao Lar em São Paulo.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/112048

Correio da Manhã

Coluna Teatro, de Van Jafa

09/06/1967

2° Caderno, p.2

Apresenta Volta ao Lar, citando também os principais trabalhos de Harold Pinter e elenco.

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/82915

Coluna Teatro, de Van Jafa

02/07/1967

5° Caderno, p.2

Crítica completa na coluna Teatro sobre Volta ao Lar, em que defende não ser a melhor peça de Harold Pinter, mas melhor realizada.

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/83585

Coluna Diário de um Carioca, de Millôr Fernandes

06/07/1967

2° Caderno, p.1

Defende que Pinter representa uma série de escritores que “resolveram escrever tudo como realmente aconteceu”, ressaltando a importância de Volta ao Lar.

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/83680

Matéria de Paulo Francis

22/09/1967

1° Caderno, p.6

Trata da moralização crescente do Teatro brasileiro, citando Volta ao Lar, Queridinho e Dois perdidos numa noite suja como alguns dos espetáculos afetados.

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/85841

O Jornal

Coluna Spot-Light, de Nelma

16/06/1967

2° Caderno, p.3

Afirma que a peça “estourou” a bilheteria em sua primeira semana: mais de quatro milhões de cruzeiros no fim de semana.

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/58970

Coluna Informa, equipe de O Jornal

25/06/1967

1° Caderno, p.5

Apesar dos inúmeros palavrões, nenhum é pronunciado pela personagem de Fernanda Montenegro, embora ressalte que o papel da atriz é pior que o teor de tais palavras.

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/59114

Diário de Notícias

Matéria de Maria Claudia

11/06/1967

Revista Feminina, p.3

Aponta como Volta ao Lar possui forte dose de humor negro e simbolismos bíblicos.

http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/66955

Imagens

11/06/1967

Revista Feminina, p.2

Fotos da peça.

http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/66954

Coluna de Gustavo Corção

08/10/1967

1° Caderno, p.2

Critica a pornografia e os palavrões do teatro naquele período, citando Volta ao Lar e seus 84 palavrões, além das sugestões indesejáveis nas cenas.

http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/69761

Tribuna da Imprensa

Coluna Teatro, de Fausto Wolff

21/06/1967

2° Caderno, p.2

Elogia a o “realismo” de Pinter e a dimensão universal que deve ser atribuída à história de sua peça. 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/29425

Coluna Teatro, de Fausto Wolff

01-02/07/1967

2° Caderno, p.2

Indica que Dois perdidos numa noite suja e Volta ao Lar aparecem como os espetáculos mais importantes da temporada e sucessos de bilheteria.

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/29545

Coluna Os Caros Colegas, de José Dias

23-24/03/1968

2° Caderno, p.2

Critica a nota de Roberto Marinho no Jornal O Globo, em que duvida que os palavrões de Volta ao Lar estivessem no original, mas sim foram introduzidos na tradução. 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/33545

Coluna Palcos & Camarins, de Romão Junior

29-30/03/1969

p.11

Apresenta uma carta de Fernando Torres rebatendo os empresários e afirmando que ele não deixou o teatro do Rio à beira da falência; conclui que o Teatro do Rio não parece estar em crise, mas sim os empresários.

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/38570

Leitura

Coluna Teatro, de Yan Michalski

08/1967

p.124

Faz um balanço do primeiro semestre teatral de 67 e cita Volta ao Lar, como um texto difícil e desconcertante, mas que foi prestigiado por muitos.

http://memoria.bn.br/DocReader/115509/10401