oficinas

de estudos teatrais

Navalha na carne (1967)

Espetáculo de Plínio Marcos, com direção de Fauzi Arap e apresentado pela Companhia Tônia Carrero. No elenco, Tônia Carrero, Nelson Xavier e Emiliano Queiroz. Em um quarto, uma prostituta, seu cafetão e um homem gay apresentam o submundo dos marginalizados. A peça também sofreu os impactos da censura, o que suscitou discussões sobre a moralização do Teatro. O espetáculo foi um grande sucesso de público e Tônia recebeu o prêmio Molière pelo seu papel.

 

O Jornal

 

Coluna Spot-Light, de Nelma

16/05/67

2° Caderno, p.3

Apresenta a trajetória de Plínio Marcos e a expectativa pela liberação de Navalha na carne.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/58386

 

 

Coluna Spot-Light, de Nelma

27/06/1967

2° Caderno, p.3

 

 

Fala que a peça será levada a um teatro particular na casa de Cacilda.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/59206

 

 

Coluna Spot-Light, de Nelma

11/07/1967

2° Caderno, p.3

Anuncia que Plínio virá ao Rio fazer uma leitura de Navalha na Carne, proibida em São Paulo.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/59501

 

 

Coluna Cartaz

23/07/1967

3° Caderno, p.2

Noticia que a leitura foi proibida, mas que Tônia a recebeu na sua casa em Santa Teresa.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/59757

 

 

Coluna Spot-Light, de Nelma

10/08/1967

2° Caderno, p.3

Afirma que Tônia joga todo seu prestígio para tentar liberar a peça e dará uma guinada em sua carreira ao viver Neusa Sueli, no “teatro de escândalo”.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/60136

 

 

Coluna Spot-Light, de Nelma

13/08/1967

2° Caderno, p.3

Apresenta Plínio como o autor revelação do ano.

 

http://memoria.bn.br/docreader/110523_06/60190

 

 

Coluna Spot-Light, de Nelma

17/08/1967

2° Caderno, p.3

Indica a escalação da peça.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/60270

 

 

Coluna Spot-Light, de Nelma

19/09/1967

2° Caderno, p.3

Indica que Navalha na Carne estreou em São Paulo.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/60742

 

 

Coluna Spot-Light, de Nelma

24/09/1967

2 ° Caderno, p.3

Trata da liberação da peça e o efeito que a censura causa a um espetáculo.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/61012

 

 

Matéria de Ana Flor

01/10/1967

3° Caderno, p.3

Apresenta Plínio e discute seu foco nos marginalizados.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125417

 

 

Nota

04/10/1967

1° Caderno, p.5

Discute os abusos cometidos pela censura e que Isso fez com que o ministro revesse as práticas dos censores.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125476

 

 

Coluna Teatros, de Brício de Abreu

04/10/1967

2° Caderno, p.3

Comenta a sessão da peça escandalosa para a crítica.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125482

 

 

Coluna Teatros, de Brício de Abreu

05/10/1967

2° Caderno, p.3

Relata que o espetáculo é visto como violento.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125498

 

 

Coluna Teatros, de Brício de Abreu

07/10/1967

2° Caderno, p.3

Crítica de Brício de Abreu, em que considera Plínio um dos maiores e mais fortes autores do momento.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125530

 

 

Coluna Teatros, de Brício de Abreu

08/10/1967

2° Caderno, p.3

Segunda parte da crítica, em que afirma não crer que a versão Paulista tenha superado a apresentação no Rio de Janeiro.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125552

 

 

Coluna  Cartaz, de Walda Menezes

08/10/1967

3° Caderno, p.2

Trata da noite de estreia e afirma que o espetáculo foi bem recebido.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125559

 

 

Coluna Teatros, de Brício de Abreu

13/10/1967

2° Caderno, p.3

Indica que Tônia aparece em todas as revistas do país e já é candidata ao Molière.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125654

 

 

Coluna Jornal de TV

15/10/1967

3° Caderno, p.7

Apresenta a carreira de Emiliano Queiroz.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125706

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

17/10/1967

2° Caderno, p.3

Fala do “sucesso de escândalo” da peça e indica que Tônia foi a um programa de TV.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125746

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

18/10/1967

2° Caderno, p.3

Diz que Tônia já é concorrente aos melhores prêmios de teatro.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125762

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

21/10/1967

2° Caderno, p.3

Destaca a atuação de Emiliano Queiroz e Nelson Xavier na peça discutidíssima.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125814

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

28/10/1967

2° Caderno, p.3

Fala que a peça tem lotado e emocionado.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125969

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

07/11/1967

2° Caderno, p.3

Afirma que Plínio Marcos é incontestavelmente o autor do ano.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/61304

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

11/11/1967

2° Caderno, p.3

Anuncia que a Maison passará por obras e que Tônia precisará encurtar a temporada.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/61382

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

01/12/1967

2° Caderno, p.3

Anuncia que Tônia irá para o Gláucio Gil.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/61820

 

 

Coluna  O jornal do carioca

07/12/1967

2° Caderno, p.1

 

Trata dos ganhos da peça.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/61946

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

10/12/1967

2° Caderno, p.3

Diz que a peça no Gláucio Gil é o maior sucesso da cidade.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62004

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

17/12/1967

2° Caderno, p.3

Fala do sucesso do sensacionalismo brutal da peça.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62154

 

 

Matéria

31/12/1967

3° Caderno, p.1

Indica que Tônia, em 68, espera todos os prêmios prometidos e um teatro.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62488

 

 

Coluna Cartaz, de Walda Menezes

31/12/1967

3° caderno, p.2

Aposta  que todos os prêmios de 68 vão para Navalha na Carne – atriz, texto e direção.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62489

 

 

Matéria

05/01/1968

1° Caderno, p.6

Discute o papel do Conselho Nacional de Censura, citando o caso de Navalha na Carne.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62563

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

07/01/1968

2° Caderno, p.3

Foto do público espantado vendo a peça.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62606

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

10/01/1968

2° Caderno, p.3

Diz que Navalha na Carne  provocou um debate como não se via havia 20 anos no Rio.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62694

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

16/01/1968

2° Caderno, p.3

Afirma que Tônia iria passar o carnaval em São Paulo, mas não pôde, uma vez que Navalha na Carne não para de atrair público.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62820

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

19/01/1968

2° Caderno, p.3

O sucesso da peça continua enorme.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62868

 

 

Matéria

13/02/1968

1° Caderno, p.8

 

Afirma que Tônia entregou a um coronel Senhora na Boca do Lixo, solicitando liberação.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/63359

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

14/02/1968

2° Caderno, p.3

Conta a história da censura e afirma que um militar chamou Tônia de vagabunda.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/63378

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

25/04/1968

2° Caderno, p.5

Dedica-se ao Molière, que agracia Tônia e Plínio.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/64138

 

 

Coluna Teatro, de Brício de Abreu

13/06/1968

2° Caderno, p.5

Coluna dedicada à entrega do prêmio, com foto.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/65248

 

 

 

Jornal do Brasil

 

Coluna Teatro, de Yan Michalski

20/07/1967

Caderno B, p.2

Discute a peça e a atuação da censura.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/102327

 

 

Matéria

26/07/1967

1° Caderno, p.4

Trata do recurso que Plínio apresentou contra a censura à Navalha na Carne.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/102677

 

 

Matéria

15/08/1967

Caderno B, p.1

Discute o uso do palavrão e cita Navalha na Carne.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/103486

 

 

Coluna de José Carlos Oliveira

27/09/1967

Caderno B, p.3

Dedica-se também à reflexão do palavrão no teatro.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/104702

 

 

Matéria

01/10/1967

Caderno B, p.1

Trata da estreia da peça, com foto.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/104884

 

 

Coluna Primeira Crítica, de Yan Michalski

04/10/1967

1° Caderno, p.10

 

Crítica de Yan Michalski, elogiando o elenco.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/105023

 

 

Coluna de Léa Maria

06/10/1967

Caderno B, p.3

Diz que a elite não se surpreendeu com os palavrões, pelo contrário, eles foram aplaudidos.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/105120

 

 

Coluna de Léa Maria

07/10/1967

Caderno B, p.3

Apresenta a visão de Tônia sobre Neusa Sueli.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/105156

 

 

Matéria

07/10/1967

Caderno B, p.4

Entrevista com Alceu Amoroso Lima sobre o uso do palavrão no teatro.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/105157

 

 

Coluna Teatro, de Yan Michalski

19/10/1967

Caderno B, p.2

Crítica de Yan Michalski, muito elogiosa.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/105837

 

 

Coluna Panorama do Teatro, de Yan Michalski

04/01/1968

Caderno B, p.3

Anuncia que a peça voltou ao Gláucio Gil depois de interrupção por problemas de saúde de Tônia.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/109490

 

 

Matéria

05/01/1968

1° Caderno, p.10

Apresenta a solução de Gama e Silva a respeito da censura, citando o caso de Navalha na Carne.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/109517

 

 

Matéria

14/02/1968

1° Caderno, p.15

Discussões sobre a greve e a censura com foto.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/111317

 

 

Matéria de Yan Michalski

03/01/1969

Caderno B, p.2

Trata do Teatro imoral, citando Plínio.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/113330

 

 

Coluna Teatro, de Yan Michalski

03/01/1969

Caderno B, p.2

Considera 68 um ano ruim para o teatro. Quanto às atrizes, diz que nenhuma esteve perto do trabalho de Tônia em 67.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/127445

 

 

 

Diário da Noite

 

Coluna Teatro-Show-Business, de Hilton Viana

22/02/1968

Diário Ilustrado, p.2

Indica que o fim da temporada de Navalha na Carne no Rio deu em briga na porta do teatro – muita gente queria assistir.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/221961_04/29073

 

 

Matéria

05/03/1969

1° Caderno, p.4

Afirma que o único sucesso que fez Tônia viajar foi Navalha na Carne.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/221961_04/32911

 

 

 

Tribuna da Imprensa

 

Matéria

18/07/1967

p.2

Fala sobre a proibição da apresentação da peça.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/29733

 

 

Coluna Notícias, de Joaquim da Silva

22/08/1967

p.4

 

Indica que Gama e Silva liberou a peça para melhorar sua imagem perante os artistas.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30157

 

 

Coluna Teatro, de Fausto Wolff

25/08/1967

2° Caderno, p.3

Afirma que a peça está sendo ensaiada e diz que aquele papel não é para Tônia.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30206

 

 

Coluna Tribuna Social, de Gilka Serzedello Machado

28/08/1967

2° Caderno, p.1

Diz que é a primeira vez em Tônia será uma atriz e não uma mulher bonita.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30232

 

 

Matéria

29/09/1967

1° Caderno, p.8

 

Apresenta a visão de Tônia, de que o palavrão às vezes é necessário.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30623

 

 

Coluna Televisão, Carlos Alberto

03/10/1967

2° Caderno,p.2

Anuncia a estreia e diz que Nelson vai envelhecer diante de Plinio.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30681

 

 

Matéria de Hélio Fernandes

09/10/1967

2° Caderno, p.1

Crítica da peça, em que considera a linguagem da peça adequada aos personagens.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30750

 

 

Matéria de Fausto Wolff

20/11/1967

2° Caderno, p.1

Crítica de Fausto Wolf, onde faz um balanço dos principais espetáculos “realistas” no Brasil.

 

http://memoria.bn.br/docreader/154083_02/31226

 

 

Matéria de Fausto Wolff

23/11/1967

2° Caderno, p.1

Segunda parte da crítica de Fausto Wolff.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/31268

 

 

Coluna Teatro, de Fausto Wolff

3-4/02/1968

1° Caderno, p.9

Comenta que César Tedim, empresário da peça, faturou muito alto com o espetáculo.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/32558

 

 

Matéria

15/02/1968

p.7

Trata da ordem de prisão de Tônia.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/32820

 

 

Coluna Colunão, de Gilka e Pedro Moura

22/02/1968

p.8

Afirma que Bibi viu a peça e ficou chocada com os palavrões.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/32939

 

 

 

Correio da Manhã

 

Coluna Teatro, de Van Jafa

21/06/1967

2° Caderno, p.2

Apresenta a trajetória de Plinio Marcos e fala de sua luta para liberar Navalha.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/83267

 

 

Nota

23/08/1967

1° Caderno, p.6

Indica que Gama e Silva vai liberar a peça porque Tônia não é capaz de fazer um espetáculo obsceno.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/84999

 

 

Coluna Teatro, de Van Jafa

03/10/1967

2° Caderno, p.2

Apresenta uma ficha técnica da peça.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/86177

 

 

Coluna Teatro, de Van Jafa

15/10/1967

5° Caderno, p.2

Crítica de Van Jafa, muito elogiosa.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/86529

 

 

Coluna Quatro cantos, de Cicero Sandroni

23/11/1967

1° Caderno, p.10

Apresenta os sucessos de Plínio.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/87579

 

 

Coluna Quatro cantos, de Cicero Sandroni

07/12/1967

1° Caderno, p.9

Apresenta o faturamento que Tônia teve com a peça.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/87973

 

 

Matéria de Flávio Macedo Soares

24/01/1968

2° Caderno, p.1

Entrevista com Plínio Marcos.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/89185

 

 

 

Diário de Notícias

 

Coluna Show, de Ney Machado

17/08/1967

2° seção, p.2

 

Indica que a peça foi liberada pela censura, mas com palavrões substituídos.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/68512

 

 

Coluna Show Biz, de Carlos Machado

03/09/1967

4° seção, p.2

 

 

Relata que Tônia levou outras peças para o censor liberar Navalha.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/68969

 

 

Coluna Teatro, de Henrique Oscar

10/10/1967

2° seção, p.2

Crítica de Henrique Oscar, onde elogia a direção de Fauzi Arap.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/69838

 

Matéria de Marise Miranda Freitas

10/12/1967

6° seção, p.6

Entrevista com Tônia Carrero e Maria Della Costa.

 

 

http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/71181

 

 

Matéria

11/01/1968

1° seção, p.6

Exibe a posição de Tônia contra a censura.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/71831

 

 

Matéria

13/03/1968

1° seção, p.6

Apresenta a visão de Plínio Marcos sobre o palavrão.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/73190

 

 

 

Jornal dos Sports

 

Matéria

30/06/1967

Cultura JS, p.1

Apresenta Plínio Marcos.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/33880

 

 

Matéria

28/07/1967

Cultura JS, p.6

 

Entrevista com Plínio.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/34401

 

 

Coluna de Isabel Câmara

08/10/1967

Sol, p.6

Crítica de Isabel Câmara, em que considera um dos melhores espetáculos que já assistiu.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/35695

 

 

Matéria

20/10/1967

Cultura JS, p.6

Discute as singularidades do espetáculo de Plínio.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/35956

 

 

 

Jornal do Comércio

 

Matéria de Luiza Barreto Leite

24/09/1967

Suplemento Dominical, p.6

Discute o processo de moralização do teatro, a partir do uso de palavrões.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/364568_15/47627

 

 

Matéria de Luiza Barreto Leite

22/10/1967

1° Caderno, p.11

Elogia Plínio, Tônia e a montagem.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/364568_15/48108

 

 

Matéria de Maria Jacintha

29/10/1967

Suplemento Dominical, p.5

Discute o espetáculo e opina que não viu surpresa do público na apresentação.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/364568_15/48228

 

 

 

O Fluminense

 

Coluna Tudo é Espetáculo, de José Maria Alves

22/07/1967

Tabloide Dominical, p.3

Trata da grande publicidade que a censura traz para Navalha na Carne.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/100439_10/21418

 

 

Matéria

18 e 19/02/1968

Suplemento, p.8

Trata dos movimentos contra a censura, vendo em Navalha na Carne um momento importante dessa história.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/100439_10/23565

 

 

 

Manchete

 

Matéria de Luiza Peltier

14/10/1967

p.103

 

Trata da liberação da peça.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/004120/80952

 

 

Matéria

03/02/1968

p.  136 – 139

Apresenta Plínio Marcos.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/004120/83663

 

 

Coluna Manchete em debate, de Ruy Castro

10/02/1968

p. 44 – 47

 

Apresenta um debate sobre o palavrão no teatro com Plínio Marcos, Bárbara Heliodora, Paulo Autran, Tônia Carreiro, Gianni Ratto, Maria Claro Machado e Yan Michalski.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/004120/83742

 

 

Coluna  Diálogos possíveis com Clarice Lispector

18/01/1969

p.  72 – 73

Entrevista de Clarice Lispector com Tônia Carrero.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/004120/101055

 

 

 

Luta Democrática

 

Coluna Destaques da Semana, de Milton de Moraes Emery

03- 04/12/1967

2º caderno -LD Caderno Dominical, p.6

Crítica de  Milton de Moraes Emery, em que considera a direção de Fauzi Araújo digna de todos os elogios.

 

http://memoria.bn.br/DocReader/030678/37606