Obra de Jean Genèt, sob a direção de Martim Gonçalves. Em seu elenco, Carlos Vereza, Érico de Freitas e Labanca. O espetáculo retrata a história de duas criadas que tentam matar a sua patroa. Foi apresentado como um espetáculo duplo pelo Grupo Três, juntamente com A Filosofia da Libertinagem, de Marquês de Sade, em adaptação de Aldomar Conrado.
Jornal do Brasil
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Coluna Panorama do Teatro
24/03/1966 Caderno B, p.5 |
Anuncia o início dos ensaios de As criadas e Filosofia da Libertinagem, ambas com a direção de Martim Gonçalves.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/88622
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Matéria de Yan Michalski
09/10/1966 Caderno B, p.9 |
Destaca a missão de Martim Gonçalves em apresentar dois escritores malditos: Jean Genèt e Marquês de Sade.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/90620
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Coluna Mulher é sempre notícia
16/10/1966 Revista de Domingo, p.5 |
Entrevista com Tais Moniz Portinho, produtora teatral do Grupo 3
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/90938
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Coluna Teatro, de Yan Michalski
25/10/1966 Caderno B, p.2 |
Entrevista de Yan Michalski com Martim Gonçalves.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/91313
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Matéria
26/10/1966 Caderno B, p.5 |
Apresenta a trajetória do autor, Jean Genêt.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/91352
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Coluna Panorama do Teatro
01/11/1966 Caderno B, p.7 |
Critica o quarto adiamento da estreia de Filosofia da Libertinagem, já que apenas As Criadas estava pronta.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/91606
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Coluna Teatro, de Yan Michalski
09/11/1966 Caderno B, p.2 |
Crítica de Yan Michalski, que assinala a ausência de uma organicidade teatral no espetáculo.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/91883
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Coluna Panorama do Teatro
15/11/1966 Caderno B, p.2 |
Elogia a tradução de Pontes e Paula Lima.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/92137
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Matéria
01/01/1967 Caderno B, p.2 |
O espetáculo aparece na lista das cotações de 1966.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/92137
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Coluna Panorama do Teatro
14/02/1967 Caderno B, p.5 |
Anuncia a volta do espetáculo, agora no Teatro de Bolso.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/95792
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Coluna Panorama do Teatro
01/03/1967 Caderno B, p.4 |
Afirma que a reapresentação do espetáculo já arrecadou o mesmo que a primeira temporada.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/96451
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Matéria de Yan Michalski
05/03/1967 Caderno B, p.4 |
Análise de Yan Michalski sobre dez espetáculos que estão em cartaz, como As Criadas.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/96611
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Correio da Manhã
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Coluna Teatro, de Van Jafa
25/10/1966 2° Caderno, p.2 |
Ficha técnica da produção.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/75948
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Coluna Teatro, de Van Jafa
26/10/1966 2° Caderno, p. 2 |
Explica a escolha por travestis como protagonistas do espetáculo.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/75970
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Matéria
06/11/1966 Feminino, p.5 |
Trata da escolha de homens como protagonistas do espetáculo.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/76256
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Coluna Teatro, de Van Jafa
23/11/1966 2° Caderno, p.2 |
Genet apresenta a sua concepção do teatro moderno.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/76681
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Coluna Teatro, de Van Jafa
04/12/1966 4° Caderno, p.5 |
Crítica de Van Jafa, que qualifica o espetáculo como um dos expressivos da temporada.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/77000
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Matéria
20/12/1966 2° Caderno, p.1 |
Destaca o caráter “maldito” do espetáculo montado pelo grupo Três, evidenciando as particularidades da peça de Genet.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/77418
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O Jornal
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Matéria
13/11/1966 3° Caderno, p.1 |
Apresenta algumas frases marcantes para o elenco.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/54908
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Coluna Spot-Light, de Nelma
17/02/1967 2° Caderno, p.3 |
Martim Gonçalves explica a escolha por personagens travestis e a quebra de uma realidade feminina.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/56698
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Coluna Spot-Light, de Nelma
15/03/1967 2° Caderno, p.3 |
Entrevista com Martim Gonçalves.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/57240
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Tribuna da Imprensa
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Coluna Teatro, de Fausto Wolff
10/11/1966 Segundo Caderno, p.2 |
Aponta as inquietações de autores como Genet e o Marquês de Sade.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/26793
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Coluna Teatro, de Fausto Wolff
11/11/1966 Segundo Caderno, p.2 |
Crítica de Fausto Wolff, que aponta altos e baixos na direção de Martim Gonçalves.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/26807
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Coluna Teatro, de Fausto Wolff
25/11/1966 Segundo Caderno, p.2 |
Elogia a tradução da peça.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/26935
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Coluna Teatro, de Fausto Wolff
25-26/03/1967 Segundo Caderno, p.2 |
Cita Genet para justificar seu trabalho fora do quadro de “reivindicação social”.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/28367
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Jornal dos Sports
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Coluna Espetáculos, de Isabel Câmara
08/12/1966 p.10
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Questiona a inclusão da peça do Marques de Sade com As Criadas.
http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/30691
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Coluna Teatro
25/12/1966 p.8 |
Cita As Criadas como um dos melhores espetáculos da temporada.
http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/30923
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Coluna Teatro
09/02/1967 p.10 |
Afirma que a segunda temporada, em espetáculo único, dará nova força ao espetáculo.
http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/31463
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Coluna Espetáculos, de Isabel Câmara
30/03/1967 p.4 |
Defende que a primeira temporada de As Criadas foi prejudicada pela presença da peça de Marques de Sade.
http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/32201
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