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de estudos teatrais

Escândalos romanos (1961)

Sátira de Raimundo Magalhães Júnior, escrito especialmente para Dercy Gonçalves, que também é a diretora do espetáculo. Dercy interpreta Flora, que após despertar a fúria de Júlio César e Brutus, será causadora de uma grande tragédia. A peça foi um grande sucesso em São Paulo e conseguiu repetir o feito no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

 

Correio da Manhã

Coluna Teatro de Van Jafa

17/08/1962

2° Caderno, p. 3

Crítica de Van Jafa, que elogia a capacidade de improvisação da atriz e diretora da peça.

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/31849

Imagem 

26/09/1962

2° Caderno, p.3

Foto da peça.

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/33000

Tribuna da Imprensa

Coluna Desfile, de Sérgio Pôrto

28/08/1962

p.6

Afirma que os autores nacionais são maioria no teatro e cita R. Magalhães Jr.

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/10697

Jornal do Brasil

Coluna Pedro Muller Informa, de Pedro Muller

09/06/1962

1° Caderno, p.8

Afirma que em 26 dias de apresentação a peça já arrecadou 5 milhões e 276 mil cruzeiros e é recorde de bilheteria em São Paulo.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/28530

O Jornal

Coluna Teatro, de Renato Vieira de Melo

01/11/1962

2° Caderno, p.3

Comunica que o espetáculo partiria para Porto Alegre.

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/121173

A Noite

Imagem

23/07/1962

p.5

Apresenta a expectativa com a proximidade da estreia da peça no Rio de Janeiro, após o sucesso em São Paulo. 

http://memoria.bn.br/DocReader/348970_06/6151

Matéria

06/08/1962

p.8

Aborda a expectativa após casas lotadas em São Paulo.

http://memoria.bn.br/DocReader/348970_06/6298

Coluna Teatro, de Almir Azevedo

25/08/1962

p.9

Crítica de Almir Azevedo, em que destaca o estilo e interjeições únicas de Dercy, embora destaque a falta de rigor técnico na peça.

http://memoria.bn.br/DocReader/348970_06/6479

Coluna Teatro, de Almir Azevedo

21/09/1962

p.9

Afirma que até o ano de 1961, Dercy tinha “cisma” com o público carioca, já que suas peças eram sucesso em São Paulo, mas fracassavam em solo carioca e cita que Escândalos Romanos conseguira romper com esse ciclo.

http://memoria.bn.br/DocReader/348970_06/6737

Diário Carioca

Imagem com nota

02/09/1962

p.4

Afirma que o público continua lotando o Teatro Rival.

http://memoria.bn.br/DocReader/093092_05/10744

Última Hora

Coluna Na Hora H, de José Mauro

30/08/1962

p.5

Afirma que as apresentações de São Paulo e Rio de Janeiro renderam uma renda bruta de 17 milhões de cruzeiros.

http://memoria.bn.br/DocReader/386030/78925

Manchete

Coluna Gente que é Manchete

23/06/1962

Trata do recorde de público obtido em São Paulo.

http://memoria.bn.br/DocReader/004120/45308

Matéria, de Aluísio Flôres

01/09/1962

p.66

Entrevista com Dercy Gonçalves.

http://memoria.bn.br/DocReader/004120/46383

Matéria

15/09/1962

p.109

Apresenta os espetáculos que chegaram aos milhões de faturamento e cita Escândalos Romanos, que apesar das críticas desfavoráveis alcançou os 17 milhões de cruzeiros apenas em São Paulo.

http://memoria.bn.br/DocReader/004120/46633

A Luta Democrática

Coluna Esquina do Imprevisto, de Milton de Moraes Emery

10/08/1962

p.4

Aponta que Dercy fere alguns preceitos da arte teatral, mas que é capaz de mostrar o pulsar do teatro espontâneo.

http://memoria.bn.br/DocReader/030678/22618

O cruzeiro

Coluna Teatro, de A. Accioly Netto

29/09/1962

p.20

Crítica de A. Accioly Netto.

http://memoria.bn.br/DocReader/003581/145312