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de estudos teatrais

Liberdade liberdade (1965)

Espetáculo de autoria de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. Em seu elenco, Paulo Autran, Oduvaldo Viana Filho, Nara Leão e Teresa Rachel. A partir de diferentes textos e contextos sobre a liberdade, a peça apresentava as diferentes acepções do termo. Em um diálogo direto com o regime militar instaurado, vivenciou inúmeras censuras pelo Brasil, o que não fora capaz de impedir o enorme sucesso do espetáculo.

Jornal do Brasil

Matéria

11-12/04/1965

Caderno B, p.1

Capa do Caderno B abordando a expectativa com a estreia de Liberdade Liberdade, que os autores acreditavam que não seria censurada. 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/67064

Coluna Teatro, de Yan Michalski

18/04/1965

Caderno B, p.6

Entrevista com entrevista Millôr Fernandes, que apresenta a peça e seu processo de construção.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/67327

Coluna Teatro, de Yan Michalski

27/04/1965

Caderno B, p.2

Critica as condições de superlotação do teatro na estreia de Liberdade Liberdade e questiona os textos de ligação, ora divertidos, ora fracos. 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/67721

Coluna Teatro, de Yan Michalski

28/04/1965

Caderno B, p.2

Crítica analisando as atuações.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/67757

Coluna Tendências, de Nahum Sirotsky

09/05/1965

1° Caderno, p.23

Afirma que os empresários de Liberdade liberdade e Pequenos Burgueses, em apresentação no Rio e Opinião e Depois da Queda, em apresentação em São Paulo, negam a existência de uma crise econômica no teatro, já que suas peçam estão batendo recordes. 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/68225

Matéria

29/05/1965

1° Caderno, p.14

Relata uma ameaça em que o teatro de Arena seria depredado pelo grupo LÍDER.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/69103

Matéria

01/06/1965

1° Caderno, p.11

Informa que o secretário de segurança, Coronel Gustavo Borges, se recusou a aceitar o pedido dos militares dos IPMs e a LIDER de fechar o Teatro de Arena.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/69246

Matéria

06/11/1965

1° Caderno, p.5

Aborda a fala do diretor do Teatro Jovem, Cléber Santos, que endossou a fala de Nelson Rodrigues sobre a queda do comparecimento do público ao teatro, culpabilizando a falta de organização empresarial. 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/76242

Coluna da Léa Maria

25/01/1966

Caderno B, p.3

Afirma que Liberdade liberdade foi o espetáculo que mais faturou na história do teatro brasileiro, rendendo 100 milhões de cruzeiros na sua primeira temporada.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/79750

Coluna Informe JB

15/06/1967

1° Caderno, p.10

Informa que Liberdade, liberdade rendeu NCr$ 400 mil em todo o país. 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/100803

Tribuna da Imprensa

Coluna Teatro, de Fausto Wolff

20/04/1965

1° Caderno, p.2

Afirma que embora Flávio Rangel erre muitas vezes, é um diretor acima da mediocridade ambiente.

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/20335

Coluna Fatos e Rumores, de Hélio Fernandes

23/04/1965

1° Caderno, p.3

Afirma que em três dias Liberdade liberdade já dominou a cidade: Na terça, o Teatro de Arena estava superlotado e 70 pessoas não conseguiram entrar; já na quarta-feira, havia muito tumulto e houve invasão; na quinta-feira, 150 pessoas não conseguiram ingressos.

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/20366

Coluna Teatro, de Fausto Wolff

24-25/04/1965

2° Caderno, p.3

Crítica negativa que afirma que Liberdade Liberdade não é teatro e trata de uma apologia do óbvio.  

Ao final, uma nota da direção do jornal, expressando a não concordância com a crítica de Fausto.

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/20384

Matéria

21/06/1965

1° Caderno, p.6

Informa que após a interdição de Opinião e Liberdade liberdade, Castelo Branco ligou diretamente para Tônia Carrero com a promessa de apurar tal medida; também pediu que a atriz levasse à classe teatral seu posicionamento antirradicalismo.

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/20965

Coluna Música, de Mario Cabral

11/01/1966

2° Caderno, p.3

Afirma que Liberdade Liberdade volta melhor que a primeira versão e que o grupo Opinião criou um estilo próprio em 1965.

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/23204

Coluna Fatos e Rumores, de Hélio Fernandes

11/01/1966

1° Caderno, p.3

Cita que na última noite de apresentação de Liberdade liberdade, o Teatro Maria Dela Costa, em São Paulo, abrigou mais de 700 pessoas, embora apenas tivesse capacidade para 400. 

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/23196

Última Hora

Coluna Gente & Show, de Eli Haulfoun

29/04/1965

p.2

Comunica que o jornal New York Times exaltou Liberdade Liberdade e Opinião, apontados como grandes sucessos que refletem os sentimentos dos jovens intelectuais brasileiros contra a linha de governo de Castelo Branco.

http://memoria.bn.br/DocReader/386030/109078

Matéria de J.B. Serra

24/05/1965

p.5

Entrevista com Dias Gomes, que avalia um movimento de retorno ao ímpeto Teatral da década de 50 e que Opinião e Liberdade Liberdade são espetáculos conjunturais e talvez em outra época, não teriam o mesmo sucesso.

http://memoria.bn.br/DocReader/386030/109792

Correio da Manhã

Coluna Teatro, de Van Jafa

03/07/1966

4° Caderno, p.5

Crítica sobre O Homem do Princípio ao Fim, em que afirma que Millôr Fernandes apropriou-se da ideia de Boal e seu show dramático para criar o espetáculo subdesenvolvido Liberdade Liberdade.

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/72871

Diário de Notícias

Coluna Show Business, de Carlos Machado

14/11/1965

Quarta Seção, p.3

Ressalta que os maiores êxitos de 1965, no Rio de Janeiro, não tiveram grandes promoções publicitárias, mas tiveram casas cheias e bilheteria funcionando até mais tarde. 

http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/53310

Jornal do Comércio

Coluna Teatro

10-11/05/1965

1° Caderno, p.6

Defende que é a época dos shows e que os teatros estão enfrentando a crise às custas dos grandes nomes da música popular, que saíram das boates e são vistos de forma mais acessível nos teatros.  

http://memoria.bn.br/DocReader/364568_15/35575

O Cruzeiro

Matéria com a coordenação de Claudio Bueno Rocha do departamento de pesquisa do Rio e Alberto Helena Junior.

02/10/1965

p.22

Discute como Opinião e Liberdade Liberdade seriam uma solução para o comparecimento do público ao teatro carioca.

http://memoria.bn.br/DocReader/003581/218324

Joia Revista Feminina

Coluna Discos, de José Francisco Gama e Silva

04/1966

p.94

Critica a qualidade do LP e cita Nara Leão “com seu fiapo de voz” e a péssima qualidade da gravação.

http://memoria.bn.br/DocReader/110485/12467