Espetáculo de Plínio Marcos, com direção de Fauzi Arap e apresentado pela Companhia Tônia Carrero. No elenco, Tônia Carrero, Nelson Xavier e Emiliano Queiroz. Em um quarto, uma prostituta, seu cafetão e um homem gay apresentam o submundo dos marginalizados. A peça também sofreu os impactos da censura, o que suscitou discussões sobre a moralização do Teatro. O espetáculo foi um grande sucesso de público e Tônia recebeu o prêmio Molière pelo seu papel.
O Jornal
|
|
Coluna Spot-Light, de Nelma
16/05/67 2° Caderno, p.3 |
Apresenta a trajetória de Plínio Marcos e a expectativa pela liberação de Navalha na carne.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/58386
|
Coluna Spot-Light, de Nelma
27/06/1967 2° Caderno, p.3
|
Fala que a peça será levada a um teatro particular na casa de Cacilda.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/59206
|
Coluna Spot-Light, de Nelma
11/07/1967 2° Caderno, p.3 |
Anuncia que Plínio virá ao Rio fazer uma leitura de Navalha na Carne, proibida em São Paulo.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/59501
|
Coluna Cartaz
23/07/1967 3° Caderno, p.2 |
Noticia que a leitura foi proibida, mas que Tônia a recebeu na sua casa em Santa Teresa.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/59757
|
Coluna Spot-Light, de Nelma
10/08/1967 2° Caderno, p.3 |
Afirma que Tônia joga todo seu prestígio para tentar liberar a peça e dará uma guinada em sua carreira ao viver Neusa Sueli, no “teatro de escândalo”.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/60136
|
Coluna Spot-Light, de Nelma
13/08/1967 2° Caderno, p.3 |
Apresenta Plínio como o autor revelação do ano.
http://memoria.bn.br/docreader/110523_06/60190
|
Coluna Spot-Light, de Nelma
17/08/1967 2° Caderno, p.3 |
Indica a escalação da peça.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/60270
|
Coluna Spot-Light, de Nelma
19/09/1967 2° Caderno, p.3 |
Indica que Navalha na Carne estreou em São Paulo.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/60742
|
Coluna Spot-Light, de Nelma
24/09/1967 2 ° Caderno, p.3 |
Trata da liberação da peça e o efeito que a censura causa a um espetáculo.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/61012
|
Matéria de Ana Flor
01/10/1967 3° Caderno, p.3 |
Apresenta Plínio e discute seu foco nos marginalizados.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125417
|
Nota
04/10/1967 1° Caderno, p.5 |
Discute os abusos cometidos pela censura e que Isso fez com que o ministro revesse as práticas dos censores.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125476
|
Coluna Teatros, de Brício de Abreu
04/10/1967 2° Caderno, p.3 |
Comenta a sessão da peça escandalosa para a crítica.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125482
|
Coluna Teatros, de Brício de Abreu
05/10/1967 2° Caderno, p.3 |
Relata que o espetáculo é visto como violento.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125498
|
Coluna Teatros, de Brício de Abreu
07/10/1967 2° Caderno, p.3 |
Crítica de Brício de Abreu, em que considera Plínio um dos maiores e mais fortes autores do momento.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125530
|
Coluna Teatros, de Brício de Abreu
08/10/1967 2° Caderno, p.3 |
Segunda parte da crítica, em que afirma não crer que a versão Paulista tenha superado a apresentação no Rio de Janeiro.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125552
|
Coluna Cartaz, de Walda Menezes
08/10/1967 3° Caderno, p.2 |
Trata da noite de estreia e afirma que o espetáculo foi bem recebido.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125559
|
Coluna Teatros, de Brício de Abreu
13/10/1967 2° Caderno, p.3 |
Indica que Tônia aparece em todas as revistas do país e já é candidata ao Molière.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125654
|
Coluna Jornal de TV
15/10/1967 3° Caderno, p.7 |
Apresenta a carreira de Emiliano Queiroz.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125706
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
17/10/1967 2° Caderno, p.3 |
Fala do “sucesso de escândalo” da peça e indica que Tônia foi a um programa de TV.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125746
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
18/10/1967 2° Caderno, p.3 |
Diz que Tônia já é concorrente aos melhores prêmios de teatro.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125762
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
21/10/1967 2° Caderno, p.3 |
Destaca a atuação de Emiliano Queiroz e Nelson Xavier na peça discutidíssima.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125814
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
28/10/1967 2° Caderno, p.3 |
Fala que a peça tem lotado e emocionado.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/125969
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
07/11/1967 2° Caderno, p.3 |
Afirma que Plínio Marcos é incontestavelmente o autor do ano.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/61304
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
11/11/1967 2° Caderno, p.3 |
Anuncia que a Maison passará por obras e que Tônia precisará encurtar a temporada.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/61382
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
01/12/1967 2° Caderno, p.3 |
Anuncia que Tônia irá para o Gláucio Gil.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/61820
|
Coluna O jornal do carioca
07/12/1967 2° Caderno, p.1
|
Trata dos ganhos da peça.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/61946
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
10/12/1967 2° Caderno, p.3 |
Diz que a peça no Gláucio Gil é o maior sucesso da cidade.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62004
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
17/12/1967 2° Caderno, p.3 |
Fala do sucesso do sensacionalismo brutal da peça.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62154
|
Matéria
31/12/1967 3° Caderno, p.1 |
Indica que Tônia, em 68, espera todos os prêmios prometidos e um teatro.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62488
|
Coluna Cartaz, de Walda Menezes
31/12/1967 3° caderno, p.2 |
Aposta que todos os prêmios de 68 vão para Navalha na Carne – atriz, texto e direção.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62489
|
Matéria
05/01/1968 1° Caderno, p.6 |
Discute o papel do Conselho Nacional de Censura, citando o caso de Navalha na Carne.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62563
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
07/01/1968 2° Caderno, p.3 |
Foto do público espantado vendo a peça.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62606
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
10/01/1968 2° Caderno, p.3 |
Diz que Navalha na Carne provocou um debate como não se via havia 20 anos no Rio.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62694
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
16/01/1968 2° Caderno, p.3 |
Afirma que Tônia iria passar o carnaval em São Paulo, mas não pôde, uma vez que Navalha na Carne não para de atrair público.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62820
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
19/01/1968 2° Caderno, p.3 |
O sucesso da peça continua enorme.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/62868
|
Matéria
13/02/1968 1° Caderno, p.8
|
Afirma que Tônia entregou a um coronel Senhora na Boca do Lixo, solicitando liberação.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/63359
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
14/02/1968 2° Caderno, p.3 |
Conta a história da censura e afirma que um militar chamou Tônia de vagabunda.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/63378
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
25/04/1968 2° Caderno, p.5 |
Dedica-se ao Molière, que agracia Tônia e Plínio.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/64138
|
Coluna Teatro, de Brício de Abreu
13/06/1968 2° Caderno, p.5 |
Coluna dedicada à entrega do prêmio, com foto.
http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/65248
|
Jornal do Brasil
|
|
Coluna Teatro, de Yan Michalski
20/07/1967 Caderno B, p.2 |
Discute a peça e a atuação da censura.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/102327
|
Matéria
26/07/1967 1° Caderno, p.4 |
Trata do recurso que Plínio apresentou contra a censura à Navalha na Carne.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/102677
|
Matéria
15/08/1967 Caderno B, p.1 |
Discute o uso do palavrão e cita Navalha na Carne.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/103486
|
Coluna de José Carlos Oliveira
27/09/1967 Caderno B, p.3 |
Dedica-se também à reflexão do palavrão no teatro.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/104702
|
Matéria
01/10/1967 Caderno B, p.1 |
Trata da estreia da peça, com foto.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/104884
|
Coluna Primeira Crítica, de Yan Michalski
04/10/1967 1° Caderno, p.10
|
Crítica de Yan Michalski, elogiando o elenco.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/105023
|
Coluna de Léa Maria
06/10/1967 Caderno B, p.3 |
Diz que a elite não se surpreendeu com os palavrões, pelo contrário, eles foram aplaudidos.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/105120
|
Coluna de Léa Maria
07/10/1967 Caderno B, p.3 |
Apresenta a visão de Tônia sobre Neusa Sueli.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/105156
|
Matéria
07/10/1967 Caderno B, p.4 |
Entrevista com Alceu Amoroso Lima sobre o uso do palavrão no teatro.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/105157
|
Coluna Teatro, de Yan Michalski
19/10/1967 Caderno B, p.2 |
Crítica de Yan Michalski, muito elogiosa.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/105837
|
Coluna Panorama do Teatro, de Yan Michalski
04/01/1968 Caderno B, p.3 |
Anuncia que a peça voltou ao Gláucio Gil depois de interrupção por problemas de saúde de Tônia.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/109490
|
Matéria
05/01/1968 1° Caderno, p.10 |
Apresenta a solução de Gama e Silva a respeito da censura, citando o caso de Navalha na Carne.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/109517
|
Matéria
14/02/1968 1° Caderno, p.15 |
Discussões sobre a greve e a censura com foto.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/111317
|
Matéria de Yan Michalski
03/01/1969 Caderno B, p.2 |
Trata do Teatro imoral, citando Plínio.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/113330
|
Coluna Teatro, de Yan Michalski
03/01/1969 Caderno B, p.2 |
Considera 68 um ano ruim para o teatro. Quanto às atrizes, diz que nenhuma esteve perto do trabalho de Tônia em 67.
http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/127445
|
Diário da Noite
|
|
Coluna Teatro-Show-Business, de Hilton Viana
22/02/1968 Diário Ilustrado, p.2 |
Indica que o fim da temporada de Navalha na Carne no Rio deu em briga na porta do teatro – muita gente queria assistir.
http://memoria.bn.br/DocReader/221961_04/29073
|
Matéria
05/03/1969 1° Caderno, p.4 |
Afirma que o único sucesso que fez Tônia viajar foi Navalha na Carne.
http://memoria.bn.br/DocReader/221961_04/32911
|
Tribuna da Imprensa
|
|
Matéria
18/07/1967 p.2 |
Fala sobre a proibição da apresentação da peça.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/29733
|
Coluna Notícias, de Joaquim da Silva
22/08/1967 p.4
|
Indica que Gama e Silva liberou a peça para melhorar sua imagem perante os artistas.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30157
|
Coluna Teatro, de Fausto Wolff
25/08/1967 2° Caderno, p.3 |
Afirma que a peça está sendo ensaiada e diz que aquele papel não é para Tônia.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30206
|
Coluna Tribuna Social, de Gilka Serzedello Machado
28/08/1967 2° Caderno, p.1 |
Diz que é a primeira vez em Tônia será uma atriz e não uma mulher bonita.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30232
|
Matéria
29/09/1967 1° Caderno, p.8
|
Apresenta a visão de Tônia, de que o palavrão às vezes é necessário.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30623
|
Coluna Televisão, Carlos Alberto
03/10/1967 2° Caderno,p.2 |
Anuncia a estreia e diz que Nelson vai envelhecer diante de Plinio.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30681
|
Matéria de Hélio Fernandes
09/10/1967 2° Caderno, p.1 |
Crítica da peça, em que considera a linguagem da peça adequada aos personagens.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/30750
|
Matéria de Fausto Wolff
20/11/1967 2° Caderno, p.1 |
Crítica de Fausto Wolf, onde faz um balanço dos principais espetáculos “realistas” no Brasil.
http://memoria.bn.br/docreader/154083_02/31226
|
Matéria de Fausto Wolff
23/11/1967 2° Caderno, p.1 |
Segunda parte da crítica de Fausto Wolff.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/31268
|
Coluna Teatro, de Fausto Wolff
3-4/02/1968 1° Caderno, p.9 |
Comenta que César Tedim, empresário da peça, faturou muito alto com o espetáculo.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/32558
|
Matéria
15/02/1968 p.7 |
Trata da ordem de prisão de Tônia.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/32820
|
Coluna Colunão, de Gilka e Pedro Moura
22/02/1968 p.8 |
Afirma que Bibi viu a peça e ficou chocada com os palavrões.
http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/32939
|
Correio da Manhã
|
|
Coluna Teatro, de Van Jafa
21/06/1967 2° Caderno, p.2 |
Apresenta a trajetória de Plinio Marcos e fala de sua luta para liberar Navalha.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/83267
|
Nota
23/08/1967 1° Caderno, p.6 |
Indica que Gama e Silva vai liberar a peça porque Tônia não é capaz de fazer um espetáculo obsceno.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/84999
|
Coluna Teatro, de Van Jafa
03/10/1967 2° Caderno, p.2 |
Apresenta uma ficha técnica da peça.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/86177
|
Coluna Teatro, de Van Jafa
15/10/1967 5° Caderno, p.2 |
Crítica de Van Jafa, muito elogiosa.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/86529
|
Coluna Quatro cantos, de Cicero Sandroni
23/11/1967 1° Caderno, p.10 |
Apresenta os sucessos de Plínio.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/87579
|
Coluna Quatro cantos, de Cicero Sandroni
07/12/1967 1° Caderno, p.9 |
Apresenta o faturamento que Tônia teve com a peça.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/87973
|
Matéria de Flávio Macedo Soares
24/01/1968 2° Caderno, p.1 |
Entrevista com Plínio Marcos.
http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/89185
|
Diário de Notícias
|
|
Coluna Show, de Ney Machado
17/08/1967 2° seção, p.2
|
Indica que a peça foi liberada pela censura, mas com palavrões substituídos.
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/68512
|
Coluna Show Biz, de Carlos Machado
03/09/1967 4° seção, p.2
|
Relata que Tônia levou outras peças para o censor liberar Navalha.
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/68969
|
Coluna Teatro, de Henrique Oscar
10/10/1967 2° seção, p.2 |
Crítica de Henrique Oscar, onde elogia a direção de Fauzi Arap.
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/69838
|
Matéria de Marise Miranda Freitas
10/12/1967 6° seção, p.6 |
Entrevista com Tônia Carrero e Maria Della Costa.
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/71181
|
Matéria
11/01/1968 1° seção, p.6 |
Exibe a posição de Tônia contra a censura.
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/71831
|
Matéria
13/03/1968 1° seção, p.6 |
Apresenta a visão de Plínio Marcos sobre o palavrão.
http://memoria.bn.br/DocReader/093718_04/73190
|
Jornal dos Sports
|
|
Matéria
30/06/1967 Cultura JS, p.1 |
Apresenta Plínio Marcos.
http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/33880
|
Matéria
28/07/1967 Cultura JS, p.6
|
Entrevista com Plínio.
http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/34401
|
Coluna de Isabel Câmara
08/10/1967 Sol, p.6 |
Crítica de Isabel Câmara, em que considera um dos melhores espetáculos que já assistiu.
http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/35695
|
Matéria
20/10/1967 Cultura JS, p.6 |
Discute as singularidades do espetáculo de Plínio.
http://memoria.bn.br/DocReader/112518_03/35956
|
Jornal do Comércio
|
|
Matéria de Luiza Barreto Leite
24/09/1967 Suplemento Dominical, p.6 |
Discute o processo de moralização do teatro, a partir do uso de palavrões.
http://memoria.bn.br/DocReader/364568_15/47627
|
Matéria de Luiza Barreto Leite
22/10/1967 1° Caderno, p.11 |
Elogia Plínio, Tônia e a montagem.
http://memoria.bn.br/DocReader/364568_15/48108
|
Matéria de Maria Jacintha
29/10/1967 Suplemento Dominical, p.5 |
Discute o espetáculo e opina que não viu surpresa do público na apresentação.
http://memoria.bn.br/DocReader/364568_15/48228
|
O Fluminense
|
|
Coluna Tudo é Espetáculo, de José Maria Alves
22/07/1967 Tabloide Dominical, p.3 |
Trata da grande publicidade que a censura traz para Navalha na Carne.
http://memoria.bn.br/DocReader/100439_10/21418
|
Matéria
18 e 19/02/1968 Suplemento, p.8 |
Trata dos movimentos contra a censura, vendo em Navalha na Carne um momento importante dessa história.
http://memoria.bn.br/DocReader/100439_10/23565
|
Manchete
|
|
Matéria de Luiza Peltier
14/10/1967 p.103
|
Trata da liberação da peça.
http://memoria.bn.br/DocReader/004120/80952
|
Matéria
03/02/1968 p. 136 – 139 |
Apresenta Plínio Marcos.
http://memoria.bn.br/DocReader/004120/83663
|
Coluna Manchete em debate, de Ruy Castro
10/02/1968 p. 44 – 47
|
Apresenta um debate sobre o palavrão no teatro com Plínio Marcos, Bárbara Heliodora, Paulo Autran, Tônia Carreiro, Gianni Ratto, Maria Claro Machado e Yan Michalski.
http://memoria.bn.br/DocReader/004120/83742
|
Coluna Diálogos possíveis com Clarice Lispector
18/01/1969 p. 72 – 73 |
Entrevista de Clarice Lispector com Tônia Carrero.
http://memoria.bn.br/DocReader/004120/101055
|
Luta Democrática
|
|
Coluna Destaques da Semana, de Milton de Moraes Emery
03- 04/12/1967 2º caderno -LD Caderno Dominical, p.6 |
Crítica de Milton de Moraes Emery, em que considera a direção de Fauzi Araújo digna de todos os elogios.
http://memoria.bn.br/DocReader/030678/37606
|