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de estudos teatrais

Quem tem medo de Virgínia Woolf (1966)

Espetáculo de Edward Albee, com direção de Maurice Vaneau. O elenco contava com Cacilca Becker, Walmor Chagas, Lilian Lemmeritz e Fulvio Stefanini. A história retrata um encontro de dois casais e o jogo de tensões que envolve as conexões mais íntimas dos cônjuges. A peça foi bastante elogiada pela crítica, o que rendeu a Maurice Vaneau o prêmio Molière de melhor direção.

 

Jornal do Brasil

Matéria

06/01/1966

Caderno B, p.8

Duas matérias completam a página: a primeira apresentando o diretor e a peça e a segunda é sobre Maurice Vaneau, que explica os motivos que o levaram a encenar a peça Quem tem medo de Virgínia Woolf.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/79011

Coluna Primeira Crítica, de Yan Michalski

07/01/1966

1° Caderno, p.16

Afirma que a produção parece de grande importância dentro do contexto atual do teatro brasileiro, visto também como um triunfo do ator.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/79041

Coluna Teatro, de Yan Michalski

14/01/1966

Caderno B, p.2

Crítica com análise de direção, cenário, tradução e atores; afirma que ao assistir ao espetáculo em São Paulo não deu o devido valor ao trabalho dos coadjuvantes.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/79329

Coluna Panorama

05/04/1966

Caderno B, p.5

Relata que as apresentações de Quem tem medo de Virginia Woolf foram interrompidas por conta de uma pneumonia enfrentada por Cacilda Becker e Vanda Lacerda será a substituta da atriz. 

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/82548

Coluna Teatro, de Yan Michalski

26/04/1966

Caderno B, p.2

Aponta inconsistências indelicadas nos anúncios de Quem tem medo de Virginia Woolf.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/83355

Anúncio

27/03/1966

Caderno B, p.5

Exemplo anúncio 1.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/82172

Anúncio

15/04/1966

Caderno B, p.6

Exemplo anúncio 2.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/82893

Anúncio

24/04/1966

Caderno B, p.5

Exemplo anúncio 3.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/83270

Anúncio

06/05/1966

Caderno B, p.6

Exemplo anúncio 4.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/83781

Coluna Teatro, de Yan Michalski

11/10/1966

Caderno B, p.2

Afirma que acompanhou a remontagem da peça com desconfiança, mas após assistir ao espetáculo convenceu-se de que Vaneau conseguiu, mais uma vez, o êxito de oferecer uma Virginia Woolf digna de admiração.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/90705

Coluna Teatro, de Yan Michalski

30/12/1966

Caderno B, p.5

Aponta Quem tem medo de Virginia Woolf como vencedor em algumas categorias entre os melhores do ano.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/94077

Panorama Teatro, De Yan Michalski

29/03/1967

Caderno B, p.5

Anuncia Maurice Vaneau como o ganhador do prêmio Molière de melhor direção por Quem tem medo de Virginia Woolf.

http://memoria.bn.br/DocReader/030015_08/97526

Correio da Manhã

Coluna Teatro, de Van Jafa

12/01/1966

2° Caderno, p.2

Entrevista com Maurice Vaneau, que explica as motivações para a escolha do espetáculo, considerando que a peça ofereceria para a Companhia uma base sólida.

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/68199

Coluna Teatro, de Van Jafa

20/01/1966

2° Caderno, p.2

Entrevista com Vaneau, que afirma que Quem tem medo de Virginia Woolf é um teatro Verdade, ou seja, brutal, chocante, violento e apavorante como a própria verdade.

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/78419

Coluna Teatro, de Van Jafa

12/06/1966

4° Caderno, p.4

Questiona como, depois de Quem tem medo de Virgínia Woolf, Vaneau escolhera Um pouco de loucura não faz mal a ninguém para prosseguir com a temporada.

http://memoria.bn.br/DocReader/089842_07/72314

O Jornal

Coluna Spot-Light, de Nelma

16/10/1966

2° Caderno, p.3

Afirma que a reprise do espetáculo não vai bem e garante que, com a substituição de Cacilda por Wanda, “só faltou sair tiro e carro de rádio patrulha.

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/54384

Coluna Spot-Light, de Nelma

30/03/1967

2° Caderno, p.3

Afirma que, em 1965, Walmor Chagas e Wanda Lacerda ganharam os prêmios de melhores atores, mas se houvesse prêmio para melhor substituição, Wanda Lacerda seria a vencedora.

http://memoria.bn.br/DocReader/110523_06/57480

Tribuna da Imprensa

Coluna Teatro, de Fausto Wolff

08-09/01/1966

Segundo Caderno, p.2

Considera que, depois de muitos erros, Maurice Vaneau parece ter acertado o passo.

http://memoria.bn.br/DocReader/154083_02/23175

A Luta Democrática

Matéria de Almir Azevedo

17-18/04/1966

Segundo Caderno, p.4

Reitera que Vanda Lacerda conseguiu combater aqueles que acreditavam que Cacilda era a única atriz brasileira capaz de viver Marta.

http://memoria.bn.br/DocReader/030678/32885

Matéria

30-31/01/1966

2° Caderno, p.4

Resume o espetáculo como “excepcional, da mais alta qualidade artística:  peça excelente sob vários aspectos, mas possível de restrições quanto a outros”.

http://memoria.bn.br/DocReader/030678/32319

Leitura

Coluna Teatro de Yan Michalski

Jun/1966

p.54

Aponta que os atores substitutos surpreenderam.

http://memoria.bn.br/DocReader/115509/10263